Rumo ao mediterrâneo

5ª Etapa – Só Montanhas: a maratona dos “Cols” (Col d`Izoard)

Quarta-feira, 6 de julho de 2011

 
Um pouquinho da etiologia da palavra francesa “col”. Vem do latim “collum”, que significa “pescoço”. Assim como o pescoço, que une a cabeça ao tronco, o “col” é uma passagem (passo) pelo ponto mais alto de uma montanha que liga dois vales alpinos contíguos. Também é chamado de “colle” na Itália.

"Era para ser um dia de montanhas e passos alpinos...
...Era para ser um dia do mais alto passo alpino...
...Foi um dia de 4 passos alpinos... E MUITA, MAS MUITA CHUVA"!!!














Originalmente para o dia estavam previstos 6 passos alpinos (ou “cols”, como queiram). Pela ordem:

1. Col de Vars (França) – 2.109 msnm;

2. Col d`Izoard (França) – 2.556 msnm;

3. Colle dell`Assietta (Itália) – 2.472 msnm;

4. Colle delle Finestre (Itália) – 2.176 msnm;

5. Col du Mont Cenis (França) – 2.084 msnm;

6. Col de l`Iseran (França) – 2.770 msnm.

Por conta da chuva, que caiu com muita intensidade, cortamos os 2 passos italianos. A estrada que cruza estes passos é uma antiga estrada militar italiana não asfaltada. Localizam-se no Piemonte. Mais uma razão para voltarmos - Assietta e Fenestrele - ficam para a próxima.

Partimos de Barcelonnette com destino a Val d`Isère.













Barcelonnete, é a pequena capital alpina do vale do rio Ubaye, nos Alpes da Alta Provença (Alpes de Haute Provence). Tem uma forte influência mexicana em algumas das suas construções por conta da imigração de alguns nativos para o México no Século XIX para fazer fortuna. Ao retornarem para Barcelonnette, construíram casas que lembram as vilas mexicanas. Todo mês de julho promove um importante Festival de Jazz. A 17ª edição, deste ano, traz “Al Jarreu” como uma das estrelas.

Saímos de Barcelonnette margeando o vale do rio Ubaye. Chovia sem dó. Poucas fotos...

As poucas paradas no período da manhã foram somente para aquecer. E vejam as pequenas boas surpresas que a viagem nos proporcionou: "era por volta de meia manhã, corpos molhados e gelados. Estávamos cruzando uma das mais remotas regiões dos Alpes Franceses - o Parque Regional Natural do Queyras - quando cruzamos uma pequena vila, chamada Arvieux (próximo ao Col d`Izoard). Resolvemos fazer uma parada para um café quente e encontramos uma "Pâstisserie" aberta. Uma casa simples com poucas mesas no interior, com somente uma pessoa atendendo. Estávamos tão molhados que dava até vergonha entrar. A simpática dona, que só falava francês, gentilmente nos convidou para entrar e mostrou as suas produções de pães e doces, que fariam sucesso em qualquer grande cidade brasileira. Sem dúvida, foi um dos melhores cafés da viagem".



Col d`Izoard. Este passo, nos Altos Alpes Franceses, frequenta a famosa prova ciclistica "Tour de France" desde 1922 (não é todo ano que está no roteiro da prova). Une o vale de "Queyras" com Briançon. Passamos por este "col" com muita chuva.

O "Col d`Izoard" será novamente palco de um estágio do "Tour de France" em 2011. Será o estágio 18, com 200 km de extensão, que acontecerá no dia 21 de julho entre Pinerolo (Itália) e Galibier Serre-Chevalier (França).

Respeito cada vez mais os ciclistas que competem no "Tour de France". Fazer 200 km por dia de pedal é para super-atletas. Estávamos fazendo 300 km por dia de moto - em média - e achei muito.

Antes dos próximos cols, uma rápida passagem pela Itália (comuna de Susa).

Próximo ponto de referência: "Col du Mont Cenis", no passado uma das principais ligações da França para a Itália. Hoje é mais uma estrada turística.

Do "Mont Cenis" descemos em direção à vila de Lanslebourg" para, então, começar nova subida para o ponto culminante da viagem: "Col de l`Iseran".

Após Lanslebourg, outro belo burgo alpino: "Bonneval-sur-Arc".

Finalmente, "Col de l`Iseran", com 2.770 msnm, o ponto culminante desta viagem (passo trafegável mais alto dos Alpes). Conecta os vales alpinos dos rios "Isère" e "Arc", no departamento francês da "Savoia" (a bandeira da Savoia e muito parecida com a da Suíça - cruz branca sobre fundo vermelho).
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (2)

2/2/2017 23:13:50
FTNSXUJOH
People nolarmly pay me for this and you are giving it away!
 
28/6/2016 16:09:09
3AQMZSRG
Thats what weve all been waiting for! Great posnitg!
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
SGRL
 abaixo