Dicas

INFLUÊNCIA DA RESISTÊNCIA DO AR NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

 
Apesar de redundante, não custa lembrar que o consumo de combustível é a energia necessária para viabilizar o deslocamento. Nesse deslocamento existem basicamente três demandas de energia:

• Manter o motor da moto na rotação necessária à manutenção de determinada velocidade com determinada carga (aí consideradas as características do motor quanto a torque e potência);
• Vencer o atrito dos pneus com o solo;
• Vencer a resistência oferecida pelo deslocamento no ar nessa velocidade, o que é definido como “arrasto aerodinâmico”.

O fabricante BMW informa para cada modelo das suas motocicletas os seus consumos em diferentes velocidades. Para exemplificar*, o modelo R1200 GSA roda 21,7 km/litro a 90 km/h e 16,4 km/litro a 120 km/h. Trata-se de um aumento de consumo de 32% para um aumento da velocidade de 33%. Essas diferenças de consumo existem pelo que ocorre com cada uma das citadas três demandas de energia em cada regime de velocidade. Aqui eu não entrarei no mérito das diferenças de qualidade do combustível e nem dos diferentes estilos de condução.

Tendemos a dar pouca importância ao que não vemos e isso habitualmente ocorre com a importância que damos ao arrasto aerodinâmico. Sentado no carro com os vidros fechados ou numa moto com um bom parabrisa nós mal percebemos esse arrasto, mas ele ocorre e é uma força resistiva que ganha importância a partir dos 80 km/hora. Na prática, o que aumenta essa resistência do ar, ou “força de arrasto” ?

Resposta:
• A velocidade, mas não diretamente proporcional. O aumento do arrasto ocorre na proporção do quadrado da velocidade. Traduzindo em miúdos, de 100km/h para 120km/h o aumento do arrasto é de 44%; de 100km/h para 150km/h o aumento do arrasto é de 125%, mais do que o dobro da resistência.

• A área de referência. Uma moto mais alta e mais larga enfrentará maior resistência aerodinâmica do que uma moto mais baixa e mais estreita. A presença das malas laterais aumenta essa área de exposição.

• O coeficiente de arrasto, que depende do design do veículo. Uma moto de melhor formato aerodinâmico oferecerá menor resistência aerodinâmica. A presença das malas laterais e do top case prejudicam esse desempenho aerodinâmico.

• Como dito, a presença das malas laterais causa um duplo prejuízo ao arrasto: aumenta a área de exposição e prejudica o design aerodinâmico.

- Em outras palavras, as malas irão gerar uma turbulência que funcionará como freio aerodinâmico.

- Esse é o motivo que leva os pilotos de moto-velocidade a abrirem uma perna quando reduzem a velocidade para fazerem uma curva: freio aerodinâmico.

- Esse é o motivo das malas de alumínio da BMW informarem na parte interna das suas tampas os seguintes limites de velocidade: 180 km/h para a R1200GS e 160 km/h para a F800GS.

- A presença de parabrisa, o seu tamanho, o seu design e a regulagem da sua inclinação interferem na força de arrasto.

- Teoricamente existem outras variáveis que não são importantes nessa discussão prática sobre motociclismo, como a densidade do ar e a aspereza das superfícies. Foquei essa discussão na penetração aerodinâmica e não tratei da sustentação.

Assim ficam melhor entendidas as questões de aerodinâmica que geram variações no consumo de combustível em função da velocidade.

Como em outras questões do motociclismo e da vida, o bom senso é o melhor caminho na busca da solução mais equilibrada.


Manoel Moura


 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (8)

2/2/2017 20:32:10
2K5VE7X843
Sikorski ma rozdete ego do wielkosci piramidy egipskiej, to musi wynikac z jego niwbcealyyh kompleksow! i dalego upieszka swoje CV, a swoja droga Lech Kaczynski pierwszy sie na nim poznal, ze to zwykly fircyk
 
25/11/2011 22:28:23
OSMAR
quem não tem motocicletas com bolha ou para-brisas tem que andar em baixa velocidade ou andar carenado ou seja deitado na moto. Muito boa essas informações
 
25/11/2011 21:42:41
PAULO ROBERTO C.PEREIRA
Manoel
Bela matéria e excelente o seu comentário.Vale lembrar que com as malas o peso aumenta gerando maior consumo.A pressão dos pneus é outro fator fundamental.Dependendo do piso,muita gente baixa a pressão dos pneus para melhorar conforto ou aderência e esquece de fazer a conta dos km percorridos que serão menos quando comparados com outra situação de asfalto e pressão correta.Gde abraço.
 
25/11/2011 20:38:50
PABLO MELO
Caros,
Excelente matéria. Tenho dificuldade de fazer um bom consumo na minha DL 1000. Ando quase sempre com malas e raramente chego a 17km/l.
Doravante, ficarei atento a sua curva de torque. Devo perceber melhoras.
Parabéns.
 
25/11/2011 18:49:48
BRUNO
Boa tarde.

Muito bom o tópico, mas queria fazer algumas colações. Estou no 5° ano de Engenharia e estudei bastante esta matéria.
A velocidade máxima de qualquer objeto que se mova, nada mais é que força que o motor tem em vencer a resistencia do vento.
É sabido que nas motos esportivas, e a recém lançada K1600GT tem um maior estudo aerodinâmico. Nas esportivas o fluído que é o "ar" deve exercer uma maior pressão aerodinâmica a fim de que mesma fique estável em altas velocidades.
A pressão dos pneus e fatores como velocidade e direção do vento são muito importantes quando se mede o consumo de um veiculo.
Para se ter uma idéia, o nosso Fusca tem um coeficiente aerodinâmico(cx) de 0,50, enquanto o Híbrido Honda Insight tem um cx de apenas 0,17.
Com certeza a aerodnâmica influi muito no consumo, mas e nas BIG TRAIL como conciliar a robustez com tal avanço?????
Parabéns pelo site.

valeu.
 
25/11/2011 17:21:26
ANSELMO MORGADO
Caro Manoel Moura, certíssima as suas ponderações. A consumo da minha minha GSA 2009 é exatamente igual ao qual fizeste referência. Excelentes colocações. Mesmo a GSA com grande capacidade de armazenamento de combustível, estes fatores deverão ser observados quando existe dificuldade de abastecimento, principalmente em modelos de motocicleta com autonomia menor.
Abraços.
Anselmo Morgado
 
25/11/2011 17:01:02
OTAVIO ARAUJO GUGU
Prezado Manoel, muito boa sua abordagem sobre o consumo das motocicletas, também já estive estudando o assunto, inclusive na última viagem, cheguei a fazer uma tabela de consumo/km e a Varadero XL 1000 tem uma variação incrível, dependendo do local e da velocidade imprimida, trânsito, etc. Em alguns locais fiz 9,8 km/l e cheguei a 17.7 km/l [raridade] pelo meu estilo de pilotagem. Essa moto sofre muito pouco o arrasto das malas, passei de 200 km/h sem problema algum.
Parabéns pelas sábias considerações.
Fraterno moto abraço a todos, Gugu - Taubaté/SP
 
25/11/2011 16:47:35
RUBENS NOBRE
valeu pessoal, acompanho sempre suas informações e viagens, alias acompanho tudo sobre moto, pois dentro das minhas possibilidades, sou um viajante, seus comentários e pesquisas são de muita valia para pessoas como eu, leigas.
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
FMHB
 abaixo