Dicas

CUIDADO COM O SEU PASSAPORTE

Confira as Dicas de dois especialistas na Área de Segurança para sua viagem

 
VICTOR CESAR  
Meu nome é Victor Cesar Carvalho dos Santos, sou amante do motociclismo, amor este cultivado desde criança, pois meu pai é motociclista há mais de cinquenta anos. Sou Delegado de Polícia Federal há muitos anos e acostumado a combater a criminalidade. Nossa experiência fez com que desenvolvêssemos habilidades que nos auxiliam a prevenir às ações criminosas, minimizando os riscos de um dano material ou físico. É esta experiência que queremos compartilhar com vocês, principalmente quando estiverem fora do seu habitat natural.

Tenho acompanhado o site Rotaway e o serviço prestado por ele, seja através das dicas de viagens, locais, rotas, testes das “máquinas” etc. No entanto, tenho visto também alguns problemas dos nossos amigos motociclistas com a segurança em suas viagens, sendo vítimas de furtos, roubos e violência.

Diante disso, me senti a vontade para dar algumas dicas e informações que poderão ajudar a minimizar os riscos desses nossos amigos motociclistas de não serem vítimas desses atos criminosos e/ou violentos.

Primeiro não devemos confundir criminalidade com violência. A primeira existe no mundo inteiro, em alguns países com mais e outros menos controle, ou seja, índices considerados “aceitáveis”, dentro das Políticas de Segurança Pública local. A criminalidade não está associada diretamente à violência. Pode haver o cometimento do crime, sem que ele seja praticado com violência ou grave ameaça à vítima, como por exemplo, o furto.

Uma das grandes preocupações que os viajantes brasileiros têm que ter é com o seu documento de viagem, ou seja, seu PASSAPORTE.

O passaporte brasileiro está dentre os mais cobiçados do mundo. Sabem por quê? Porque o brasileiro não tem uma “cara” típica, ou seja, o biótipo do brasileiro é fruto de uma miscigenação muito intensa. Desta forma, há verdadeiras quadrilhas internacionais especializadas em furtar ou roubar passaportes brasileiros. Portanto, além de aparelhos eletrônicos, joias e dinheiro, o passaporte, dependendo da situação, poderá ser o bem mais valioso que o viajante estará levando consigo. Já tivemos passaportes brasileiros apreendidos com cidadãos chineses e que não falavam uma única palavra em português.

Quero alertá-los para o fato de mesmo em um país de primeiro mundo, nunca deixem de estar vigilante, evitar andar sozinho em lugares ermos ou desconhecidos, de pouca iluminação, deixar bolsas e objetos de valor à mostra etc. Não deixe de estudar as rotas e lugares por onde pretendam passar, nisso deverá estar incluída as questões relacionadas à segurança pública do país ou lugares por onde vocês vão passar. No mundo não há polícia onipresente e o primeiro a ser responsável pela sua segurança é você. Lembre-se disso.

Não seja uma vítima fácil. O criminoso sempre vai escolher o mais fácil.

Quero deixar aberta a possibilidade de tirar qualquer dúvida ligada à segurança através da Rotaway, já autorizado a nos encaminhar as demandas.

Teremos imenso prazer em ajudar. Fiquem vigilantes e boa viagem!

Victor Cesar Carvalho dos Santos




LUIZ DUTRA  
Tenho grande admiração pelo motociclismo, embora minhas experiências com a motocicleta estejam limitadas a perímetros muito curtos, sendo que até hoje não fiz qualquer viagem interestadual de motocicleta, mas assim que me aposentar certamente pretendo estar contribuindo com relatos para o Rotaway.

Sou Funcionário Público, e trabalho em área estratégica da segurança governamental, e quero levar ao conhecimento daqueles que viajam, principalmente aos motociclistas, a importância em redobrarmos as nossas atenções com o PASSAPORTE BRASILEIRO.

Antes de elaborar esta mensagem, li as considerações do Delegado de Policia Federal, Victor Cesar, e concordo plenamente com as observações por ele destacadas.

Atualmente o Brasil adota critérios de segurança na emissão da cédula impressa do Passaporte, onde a tecnologia eletrônica por meio de micro processador traz as informações biométricas do usuário.

Em épocas passadas, não muito distantes, o nosso passaporte era um dos mais cobiçados para atividades ilegais, que poderiam facilitar a imigração clandestina de fronteiras internacionais em muitos países.

Entre muitas das razões para a imigração clandestina, independente do propósito de quem esteja violando as leis de imigração das fronteiras, poderão estar atreladas a prática de crimes onde burlarão as fiscalizações de migração na permanência para trabalhos convencionais, mesmo na ilegalidade, ou com outros propósitos mais críticos, como já temos estatísticas registradas no uso do Passaporte Ilegal com envolvimentos de cidadãos em tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro e até terrorismo, entre outros ilícitos que violam a soberania nacional de qualquer país.

Já tivemos registros de casos onde nas fronteiras, principalmente em Foz de Iguaçu, que havia Organizações Criminosas que chegavam a negociar um Passaporte Brasileiro furtado ou roubado por mais de vinte mil dólares, onde estes documentos eram posteriormente adulterados, sendo a fotografia substituída pelo usuário ilegal.

Portanto, conforme a orientação do Delegado Victor Cesar, em uma viagem, seja pela América do Sul ou em outros continentes, o seu bem mais precioso certamente será o seu Passaporte Brasileiro.

Atente-se ao seu passaporte, sempre evitando a sua exposição guardando-o de forma mais segura possível.

Guarde seus documentos em compartimentos específicos que o prenda ao corpo, separadamente de dinheiro e cartões de créditos. Com esta providência o risco de ter o seu passaporte roubado ou furtado, será minimizado.

Desejo a todos os motociclistas uma excelente viagem, com muita segurança e lembre-se sempre, CUIDADO COM O PASSAPORTE.

Abraços.

Luiz Eduardo Dutra
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (4)

2/2/2017 23:16:46
CF9UR3KJNY
A piece of eroidtiun unlike any other!
 
25/10/2011 14:27:23
JURANDIR MACEDO DA COSTA
Passei por este problema em Barcelona, e tive muita sorte ao mesmo tempo. No assalto, o que o ladão mais procurava era o meu passaporte, e incessante me perguntava se eu seria brasileiro. Mas a Graças a Deus, com a eficiência da polícia local, o cidadão foi preso ainda na saída da rua, a poucos metros de onde me encontrava, e o infeliz era do Iêmen, e o policial me disse que havia uma quadrilha especializada em roubar passaportes, para que posteriormente fossem enviados a pessoas com envolvimento com terroristas.
Hoje em dia, o passaporte fica na cueca!
Autoridades, valei a dica para todos.
Jurandir
 
24/10/2011 20:05:12
VICTOR CESAR
Claro meu amigo Rodrigo Pimentel, você tem razão. Em que pese o foco da matéria seja a prevenção, ou seja, que o viajante não sofra o dano, caso ele venha a perder, extraviar ou ter seu passaporte subtraído, deverá procurar uma unidade policial local e depois a representação consular brasileira, caso haja, seja para comunicar o fato e/ou emitir um outro documento de viagem. Se não houver, ao chegar no Brasil, comunique imediatamente a PF, através da DELEMIG, Delegacia de Imigração, juntando a cópia do documento que o viajante comunicou a perda ou subtração do passaporte, no exterior. No site www.dpf.gov.br/servicos/passaporte, existe um modelo de formulário "COMUNICAÇÃO DE OCORRÊNCIA COM DOCUMENTO DE VIAGEM", que ajudará a formalizar o comunicado.
Abs.
Victor
 
24/10/2011 19:17:33
RODRIGO PIMENTEL
Prezados Dr. Victor Cesar e Dr. Luiz Dutra, minhas saudações. Excelente orientação para os que pretendam viajar.
Já temos uma grande incidência de registros de furto e roubo de passaportes brasileiro no estrangeiro. Fica aqui uma sugestão, para que seja orientado ao leitor em como o cidadão proceder quando ocorrências desta natureza em viagem ao exterior.
Abraços.
Rodrigo Pimentel
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
RHRD
 abaixo